Vector Shot – Game LAB – Multimedia Fusion 2.0
Visando compartilhar experiências com outros desenvolvedores, criamos a categoria GAME LAB.
As experiências são comentadas, recomendadas (ou não) e de qualquer forma disponibilizadas para uso e teste da comunidade.
Neste post a experiência abordada é:
LANÇAMENTO OBLÍQUO E BOX 2D
Nesta experiência, utilizamos o Multimedia Fusion 2.0 com as extensões de BOX 2D disponíveis via aplicativo por download.
Lançamento Oblíquo ou de Projétil
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal.
Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.
O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.
A ideia original, programada em C++ era a utilização das formulas de física reais, aplicando a simulação no ambiente virtual, porém no Fusion o cálculo torna-se praticamente desnecessário devido a extensão do BOX 2D.
O código do Jogo em C++ poderá ser abordado futuramente em GAME RECEITAS neste mesmo blog.
A utilização de elementos físicos no jogo torna a experiência muito mais agradável e menos previsível, pois o comportamento é basicamente uma simulação do mundo real, fazendo que os elementos onde a física é aplicada agirem de acordo com o ambiente configurado.
A configuração do ambiente é essencial, ou seja você precisa utilizar mais de uma extensão para que funcione tudo em perfeita ordem.
Com o Box 2D você pode utilizar também
Physics Engine (Obrigatório) – Configuração do Ambiente
Physics Fan – Caso for aplicar força do vento ou deslocamento de ar
Physics Ground – Elementos de deformação de terreno
Physics joint – Fixação de objetos por um ponto (pendurar)
Physics Magnet – Atração e repulsão
Physics Particle – Partículas que agem conforme o ambiente
Physics Rope and Chains – Simula objetos como correntes e cordas
Physics Treadmill – Deslocamento forçado de objetos físicos
Veredito:
A técnica pode parecer um pouco complicada no começo, mas depois que você a utiliza vai querer usar sempre. No Multimedia Fusion 2.0 a conversão para Web não é perfeita, apresentando uma série de bugs, portanto se for possível, utilize o Fusion 2.5 com a sua extensão nativa.